Mass Effect 3
Detonado
Earth: Vancouver
O
Conselho da Aliança requer a presença de Shepard: parece que finalmente
reconheceram a ameaça dos Reapers. Estão mais avançados, mais
inteligentes e contam com a ausência de medo!
Após a invasão, é
tempo de aprenderes novamente a combater contando com a ajuda do
Comandante Anderson. Segue-o enquanto vais aprendendo os movimentos e
não te esqueças de ir dando uma vista de olhos ao códex para ficares a
conhecer mais detalhes da história. Ao pressionares "R3" tens acesso a
uma lista com os objetivos atuais: desta forma quando te sentires
perdido não te esqueças de a consultar!
Avança pelo exterior do
edifício, prestando sempre muita atenção ao que te disser o comandante,
de modo a aprenderes a "sprintar"; deixa-te cair ou sobe as escadas.
Depois dos primeiros tiroteios vais chegar a uma porta que abrirá depois
de uma ataque inimigo. O edifício seguinte está em ruinas e tens de
encontrar uma saída! Assim que conseguires entrar, verifica a sala da
frente e recolhe um kit. Procura a porta à tua esquerda e esta
abrir-se-á de repente: é tempo de aprenderes um ataque corpo a corpo
mais forte. Depois disto, espera-te uma cena cinemática.
Retoma o
controlo da tua personagem e desce pelo arranha-céus. Para conseguires
munições basta recolher os dissipadores de calor que estão espalhados
pelo mundo. Vais te cruzar com um soldado ferido: elimina os três
inimigos antes de falares com ele.
Ao que parece, a sua nave foi
abatida e esta é o único local onde poderás encontrar um rádio. O teu
objetivo seguinte parece lógico: tens de a encontrar! Avança, recolhe o
kit, protege-te e elimina os inimigos que vais encontrar mesmo à tua
frente. O rádio encontra-se poucos passos à tua direita.
Depois da cena cinemática, vão aparecer mais inimigos: não te demores e regressa por onde vieste, e chegarás à Normandy.
Marte: Prothean Archives
Desce
da nave e aproxima-te das instalações. Neste momento, poderás atribuir
pontos à tua equipa, através do menu. São pontos decorrentes da
experiência adquirida e que se servirão para que os teus companheiros
sejam mais eficazes em combate e/ou melhorem uma determinada habilidade.
Poderás atribuí-los a qualquer momento pressionando "Start" e
escolhendo a opção "Squad" (Pelotão).
Avança, deixa-te cair e
recolhe a arma Mantis existente no solo de forma a ganhares mais alguma
experiência. Uma das tropas de assalto de Cerberus está a executar
inocentes: podes escolher entre atacar de imediato ou esperar para ver
como avançam os acontecimentos. Quando terminares aventura-te pela base,
utilizando o elevador.
A Liara está metida em sarilhos, mas se
conseguires escapar com vida é esta na hora de lhe perguntares o que
sabe. Parece que ela descobriu os planos de uma poderosa arma, mas
Cerebrus está também no seu encalço!
Elimina os inimigos que vão
aparecer no piso de cima: lembra-te que podes dar ordens de ataque aos
membros do teu pelotão, assim como atribuir-lhe as armas que achares
mais convenientes. O elevador está armadilhado: a melhor opção é usares
os controlos do veículo monta-cargas. Sobe pela pequena rampa e pelas
caixas convenientemente situadas para conseguires alcançar o próximo
nível.
Neste nível vais poder encontrar um Datapad nos bancos,
Ariake Technnologies Gauntlets , e uma metralhadora M-4 Shuriken I.
Lembra-te que apenas podes equipar uma arma de cada tipo.
Protege-te
rapidamente e mata o soldado de Cerberus o mais rápido que conseguires.
Mantém-te discreto, pois se conseguires atacar a partir de um local
coberto consegues provocar muito mais danos. Usa a consola de segurança
para tentar aceder à passagem. Parece estar fechada, mas felizmente há
um edifício próximo. Segue pela porta da direita e avança para saíres de
novo para o exterior.
Desce pelas escadas até chegar a uma
comporta que deveria estar fechada: tens de chegar até aos controladores
ambientais. Antes de atingir o teu objetivo, vais ser interrompido por
uns inimigos que procuram qualquer sinal de vida para atacar: protege-te
e espera que passem ou ataca através da janela para lhe dares o que
merecem! Ativa os controlos ambientais e descobrirás o que se passou
realmente.
Verifica a porta da esquerda para poderes avançar.
Nesta secção vais encontrar o teu primeiro centro de modificação de
armas, um lugar onde podes trocar tanto o teu armamento como o dos teus
companheiros. Imediatamente após abrires a porta seguinte, protege-te de
uma tropa de assalto! Quando os atacares tem em conta que alguns dos
soldados aparecerão com escudos: nesta situação ser-te-á especialmente
útil usufruir dos poderes que foram atribuídos aos teus companheiros (a
Singularidade da Liara é extremamente útil nestas situações). Na sala
seguinte vais encontrar um "Datapad" caído no solo, à tua direita.
Cabe-te
agora enfrentar outra tropa de assalto, um tiroteio de rotina e
novamente com inimigos com escudo! Num determinado momento, as tropas
sairão com o rabo entre as pernas utilizando uma granada de fumo -
supomos que para despistar e tornar mais eficiente a sua retirada.
Desativa
os controlos de esterilização para acederes à sala branca: mesmo à tua
frente espera-te uma melhoria para a tua espingarda, um kit e outro
"Datapad". Na esquina da direita existe ainda outra melhoria, desta vez
para a "sniper".
Antes de ativares os controlos elétricos, tens
de enfrentar uma espécie de torre gigante que se interpõe no teu
caminho: uma desculpa como outra qualquer para aprenderes a manejar a
cobertura dinâmica. Deixando de lado o facto curioso de que o jogo te
pede que te escondas atrás de um painel de cristal, deverá ser-te fácil
seguir as indicações que te vão sendo dadas. Quando terminares, terás de
enfrentar uns quantos inimigos que te vão lançar granadas de fumo.
Recolhe as munições existentes na mesa central, a melhoria para a
"sniper" e o "Datapad" existente junto do controlo da torre. Ativa-o.
Parece que os inimigos chegaram aos arquivos!
Após uma cena
cinemática em que ensinarão a dar ordens ao teu pelotão, coloca o ponto
de mira sobre o círculo azul do piso inferior e ordena à esquerda ou à
direita que se dirijam até ali. A partir da tua posição ordena que usem
os seus poderes e lança uma onda de choque; mais uns tiros deverão ser
suficientes. Desce (se já estás no piso inferior já não será necessário,
claro!) e dirige-te à pequena sala em que apareceram os inimigos em
primeiro lugar.
É hora de ativares o controlo do teleférico e
sair daí. Depois da explosão, verás um teleférico a aproximar-se cheio
de soldados. Tenta lançar vários ataques antes que eles cheguem à tua
altura. O teu veículo está inutilizado: salta para o teleférico inimigo e
avança; espera-te outro tiroteio! Tem um cuidado especial com
Centurion, um inimigo que tem uma proteção extra. Quando terminares
procura nos armários que estão no fundo da sala e vais encontrar uma
Vindicator M-15. Na sala do centro podes servir-te de um centro médico e
ainda ganhares 100 pontos de experiência. Abre a porta!
A
Doutora Eva está a tentar sabotar o teu trabalho, toca a persegui-la!
Corre e não pares de avançar: não te será necessário disparar porque não
conseguirás matá-la. Tenta manter-te o mais próximo possível do
objetivo e te proteger dos seus ataques.
Vais ter de a enfrentar
mal a sua nave se despenhe. Ela vai avançar em câmara lenta até ti, de
forma que aponta bem à sua cabeça e não deixes de disparar!
Priority: The Citadel 1
Vais
ganhar 35000 pontos de experiência só por chegar a Citadel! Após a cena
cinemática, tens duas opções: visitar a Ashley ou o Kaiden no Hospital
ou falar com o Conselho Udina.
Antes disso, podes falar com Diana
Allers, que está na Salla de Espera, no ponto 2 do mapa. Fala com a
repórter (uma tal de Jessica Chobot) e podes recrutá-la como um "recurso
bélico" para que faça a cobertura das tuas peripécias na Normandy.
Usa
o elevador existente no extremo norte do mapa de forma a chegares até
ao Huerta Memorial Hospital, onde podes visitar Ashley ou James e ganhar
alguns pontos de reputação. Antes de te aventurares pelos quartos dos
pacientes vais encontrar a Doutora Chakwas e a Doctora Michael.
Podes
agora recrutar uma das duas Doutoras, para que te acompanhe na
Normandy. Chakwas vai te oferecer a sua ajuda de imediato, mas se a
convenceres a ficar no Hospital vais ganhar um recurso bélico. Para
recrutar a Doutora Michel tens de a convencer!
Dirige-te de novo para o elevador e segue até à "Citadel Embassies" para falar com o Conselheiro Udina.
Missão Secundária - Shrike Abyssal: Prothean Obelisk
Para
começares esta Missão Secundária tens apenas que escutar uma conversa
de um Volus na "Citadel Embassies", na parte esquerda à saída do
elevador. O que ouvires, será adicionado automaticamente aos teus dados
de missões.
O objetivo principal é falar com o Conselheiro Udina,
mas antes podes praticar um pouco no campo de tiro (perto do ponto 3 do
mapa) e visitar o Comandante Bailey, que está a ter uma discussão com o
jornalista Khalisa al-Jilani. Fala com ele para ganhares alguns pontos
de Virtude. Depois deste encontro podes ver al-Jilani na entrada do
segundo piso. Espera antes de falar com ela, porque podes interrompê-la
de dois modos diferentes: de forma simpática para a tentar acalmar e
trazê-la à razão (o que a levará a ver-te no final com bons olhos e que
te dará um Recurso Bélico); ou a mal com um valente soco.
Podes
agora falar com o Conselheiro na "Citadel Embassies". Dirige-te para o
segundo piso, sai do elevador e vira à direita e sobe as escadas para
disfrutares da cena cinemática.
Normandy: First Visit
É a
altura de dares uma volta pela nova Normandy, para a explorares e te
habituares à sua distribuição. A nave está dividida em várias secções:
Quando
chegares ao Posto de Comando, onde se encontra o mapa da galáxia,
Traynor vai te avisar de que tens mais uma missão secundária disponível!
Terás de investigar o Cerberus Lab!
Missão Secundária - N7: Cerberus Lab
A
Aliança descobriu em Sanctum um novo laboratório de Cerberus, de modo
que dirige-te para o Posto de Comando, seleciona Sigurd's Cradle galaxy
no mapa da galáxia e segue depois para Decoris.
O teu objetivo é
encontrar alguns artefactos dos Reaper e eliminá-los. Investiga os
laboratórios e recolhe os créditos que estão espalhados ao longo do
cenário. Não levará muito tempo para que te encontres com os primeiros
inimigos. Acaba com eles e ativa o sistema de contenção para que o
primeiro artefacto apareça. Recolhe-o e dirige-te para o ponto de
encontro da nave.
Enquanto o fazes, a posição do segundo
artefacto atualiza-se automaticamente. Parece que Cortez está com alguns
problemas em regressar ao ponto de encontro, de forma que tens de
aguentar as investidas dos inimigos até que ele apareça. Tem muito
cuidado com os Centurion e os inimigos com escudos, mantendo o ponto de
ancoragem livre.
Podes dirigir-te agora a Palaven para resgatar Fedorian.
Priority: Palaven
Usa
o Mapa da Galáxia para ires até Apien Crest e de seguida até à lua
Menae, pois é tempo de resgatar Ferodian! Tens primeiro de desimpedir a
zona de aterragem para poderes aterrar.
Nesta zona vais encontrar
"Spare Parts" um pouco abaixo do Acampamento. Quando lá chegares,
pergunta pelo oficial responsável pelo comando, mas antes disso explora
tudo o que possas de forma a conseguires encontrar um Medkit, uma
melhoria dos carregadores e de perfeição para a pistola, um rifle
franco-atirador Viper M-97 I, um Rifle de Assalto Piercing Mod I, a
Caçadeira Scmitar M-27 I, e umas Grebas Hahne-Kedar. Lembra-te de
melhorar o teu arsenal no posto de modificação de armas!
Quando
falares com o General Corinthus, este vai te dizer que Ferodian está
morto. O teu próximo objectivo passará por reparar a Torre de
Comunicações que existe fora da base, e que está rodeada por escudos
indesejáveis. Ordena a um dos teus membros do pelotão que suba até à
torre e que a defenda enquanto não está totalmente reparada; o General
voltará a chamar-te. São muitos, mas são complicados de eliminar: não te
mexas muito da tua posição e lembra-te de usar o ataque corpo-a-corpo
para poupar munições.
Quando regressares à base, Garrus, um velho
amigo de Mass Effect 2, juntar-se-á a ti. Parece que a Normandy está
com problemas e a Liara terá de regressar para verificar o que se passa.
Serás acompanhado por ela no combate. Dirige-te para o Aeródromo: tens
agora que te defender dos Marauders. Usa para isso diversas armas e
tecnologia antes de realizar ataques bióticos. Durante a batalha vais
encontrar uma melhoria para o rifle franco-atirador e alguns Medkits.
Depois
de terminada mais uma luta, dirige-te para a Barricada existente no
acampamento. Serve-te da torreta que vais encontrar para atacar os teus
inimigos, tendo um especial cuidado com os que sobem pela esquerda e
pela direita. Quando terminares vais ser atacado por um Brute, que te
atirará ao chão. Dispara sem parar e esquiva-te dos seus poderosos
ataques! Aproveita o momento em que este se dirige para ti, uma vez que
este não é muito veloz, e não te esqueças de ordenar a Garrus e James
que usem os seus poderes.
Garrus vai agora guiar-te até ao último
local onde viu Victus. Certifica-te de que recolhes a munição de
reserva para a tua arma, os kits médicos ("MedKits") e os "Datapads" que
estão espalhados pelo lugar (vão te aumentar a experiência). Tens agora
de enfrentar cinco Cannibals, pelo menos três Brutes e vários
Marauders. Ocupa-te em primeiro lugar destes e deixa os Brutes para o
final. Corre em direção à porta por onde entraste, de forma a que sigam,
e dispara comodamente sobre eles a partir daí.
Mantém-te sempre
protegido e em movimento, porque os inimigos vão aparecer de todos os
lados e as Tropas aliadas, mesmo com boas intenções, não se vão revelar
grandes atiradores! Quando acabares esta luta, vai ter com o General.
Apien Crest: Banner of the First Regiment
Tens
acesso a esta missão após completares Priority: Palaven. Para a
ativares, dirige-te para o bar Purgatory na Citadel, desce para o andar
inferior e escuta a conversa entre uns soldados Turians.
Um
oficial Turian necessita dar um pouco de ânimo às suas tropas e
encarrega-te da busca pelo "Banner of the First Regiment". Terás de te
dirigir para Apien Crest, mais concretamente a Castellus, e trazê-lo de
volta.
Regressa a Normandy e abre o mapa da Galaxy. Seleciona
Apien Crest, de seguida Castellus e dirige-te para lá sem deixar que o
combustível se esgote. Entra na órbitra do planeta Digeris e revista-o
para conseguires encontrar o objeto. Agora tens apenas de regressar a
Citadel para o entregares ao oficial Turian.
Com esta missão completa, receberás a "Turian Seventh Fleet" e 15000 créditos.
Missão Secundária - Aria: Eclipse
Esta Missão Secundária está disponível depois de Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias:Blue Suns e Blood Pack. Aria T'Loak pediu ajuda
reunindo os mercenários sob o seu controlo: fala com o comandante
Bailey.
Podes tentar obrigá-lo a libertar o prisioneiro, mas
não terás sucesso. Depois de tentares, ele ordena-te que te dirijas para
o "Presidium Commons C-Sec station" e fales com o seu assistente.
Depois disto, convence Bailey a libertar o prisioneiro e vais ganhar
pontos de Rebeldia e o "Terminus Fleet".
Em alternativa,
mantém Asari preso, dizendo a Bailey que vais encontrar outra solução.
Fala depois com Sederis e dirige-te para o "Hanger Dock 2", de forma a
te encontrares com Sayn (o segundo oficial no comando da Eclipse).
Convence-o a tomar o controlo da nave. Ao regressares, Bailey vai te
informar que Asari libertou o prisioneiro. Com isso ganhas pontos de
Virtude e o Terminus Fleet".
Missão Secundária - Aria: Blood Pack
Esta Missão Secundária está disponível após Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias: Blue Suns e Eclipse. Dirige-te para a zona VIP do
bar. Fala com Narl no "Presidium Commons" (quarto 86), conquista a
simpatia da Blood Pack e recebe o "Terminus Fleet" como recompensa.
Missão Secundária - Aria: Blue Suns
Esta Missão Secundária está disponível após Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias:Blood Pack e Eclipse.
Dirige-te para o
ponto número 5 do Mapa e fala com Darner Vosque: quer aniquiliar Oraka e
parece que tú és um bom candidato para a tarefa. A tua vítima (ou não,
conforme o que decidas) está no "Presidium Commons", no ponto número 4
do mapa. Caso optes por matá-lo, completas a missão imediatamente e
receberás como recompensa "Terminus Fleet".
Se escolheres não
o matar, terás de negociar com ele e dar-lhe todas as armas que este te
vai pedir. Encontra-te com Kannik para que te ajude nesta tarefa, mas
tem em conta que neste jogo nada é grátis: em troca terás de encontrar
um artefacto que o comerciante procura há muito tempo. Viaja até
"Normandy" e dirige-te para "Kite's Nest" e depois para "Vular System".
Entra na órbitra do planeta "Vana" e encontra os artefactos. Agora
entrega-os ao comerciante, espera que este te entregue as armas que
Vosque te pediu, e receberás o "Terminus Fleet".
Priority: Sur'Kesh
Antes
de deixar Palaven serás avisado de que EDI - a Inteligência Artificial
da nave - está com sérios problemas! Para verificares o que se passa
tens de te dirigir para o "AI Core" (o núcleo da Inteligência
Artificial) na Crew Deck da nave. Ao chegares ao camarote da Doutora que
recrutaste em "Priority: The Citadel 1", vais descobrir que a EDI tomou
o controlo do corpo da Doutora, o que permite que a podes agora
recrutar como membro do teu pelotão!
Ao chegares ao Posto de
Comando, Traynor irá te atribuir a Missão Secundária Grissom Academy:
Emergency Evacuation . Mas antes preocupa-te em terminar a tua viagem
por Sur'Kesh.
O teu principal objectivo é falar com os diplomatas
em Annos Basin, mas podes como habitualmente optar por investir o teu
tempo a explorar a Galáxia e os planetas. Esta missão depende da
sobrevivência de Wrex e Mordin nos jogos anteriores. Vais ter de te
encontrar com diplomatas Turians, Salarians e Krogans.
Fala com
Padok Wiks e dirige-te aos laboratórios para falar com Modin e Krogan.
Vais ser atacado repentinamente por soldados de Cerberus (pontuais como
sempre!) portanto não te esqueças de recolher a melhoria para a tua arma
que está em cima das prateleiras, antes de os enfrentares! É-te mais
fácil neste momento cercá-los que ataca-los diretamente, porque irão
recorrer a granada de fumo para se camuflarem. Salta por cima do muro da
esquerda e recolhe a melhoria para a caçadeira.
Não te descuides
porque logo de seguida vão aparecer diversos soldados e Centurions, e
desta vez com uma agravante: tens de proteger Krogan antes que destruam a
sua proteção (cuja integridade aparecerá em forma de barra de Health)! O
truque aqui é ser o mais rápido possível. Não hesites em ordenar aos
teus companheiros que se coloquem em posições estratégicas, de forma a
que eles se encarreguem do piso inferior enquanto abordas o inimigo em
cima.
Avança e recolhe mais uma melhoria para as tuas armas.
Certifica-te de que eliminas os Engineers porque podem reparar as
torretas que destruíres e serão uma verdadeira dor de cabeça! Recolhe um
Raptor M-13 e outra melhoria para as tuas armas perto do toriano morto.
Sê rápido pois as tropas de Cerberus não tardarão em aparecer.
A
última luta ocorre no exterior. Depois dos confrontos previstos não
deverás ter nenhum problema. Dispara rapidamente para enfraquecer o
escudo dos inimigos e esquiva-te rapidamente para não seres atingido.
Utiliza os teus poderes e os dos teus companheiros para os eliminares e
liberta Krogan.
Missão Secundária: N7: Cerberus Attack
Tens
acesso a esta Missão Secundária depois de completares Priority:
Sur'Kesh. Fala com Traynor e dirige-te para ZMD Krogan, no ponto N7:
Cerberus Attack do planeta Tuchanka.
Vais encontrar uma série de
Combat Engineers, Assault Troopers e Centurions. Explora a zona até
encontrares os "Armax Arsenal Gauntlets". Elimina-os e dirige-te para o
painel de controlo. Assim que ativares a consola tens de reiniciar os
módulos de energia, mas para isso terás de enfrentar mais Centurions e
Assault Troopers. Não te esqueças de eliminar rapidamente Nemesis, pois
se não o fizeres ele vai acabar contigo sem qualquer problema.
No final da missão vais receber um aumento nos teus Recursos Bélicos "Krogan First Division".
Missão Secundária - Grissom Academy: Emergency Evacuation
NOTA: Para teres acesso a esta Missão Secundária tens de completar Priority: Palaven falar com o Specialist Traynor.
Dirige-te para a Grissom Academy na Petra Nebula de modo a evitares que os Reapers sequestrem os estudantes e destruam o local.
Ao
chegares vais ver de imediato vários inimigos: elimina-os e avança até
encontrares uma porta fechada. Vira à direita e vais encontrar uma
"Kahlee Sanders" e uma melhoria "Assault Rifle Stability Damper". Mata
os dois guardas que estão atrás a atacar um estudante. Fala com Reiley
Bellarmine para que este retire o escudo de energia e possas manter uma
conversa com ele.
Avança e mata os inimigos que se vão
aproximando. Segue pela porta da esquerda e recolhe a Eviscerator M-22
antes de regressares. À tua esquerda está Seanne Bellarmine, a irmã de
Riley; vai falar com ela rapidamente e revista o local de modo a
encontrares uma Mattock M-96.
Fala com os estudantes e elimina
mais uma vaga de inimigos. Quando terminares, procura o Datapad e o
Medkit. Fala com os estudantes que estão no piso superior, abre
manualmente a porta e recolhe a mira para a tua arma. Procura o portátil
de Cerberus (está na mesma sala, em baixo, nos bancos da direita).
A
seguir espera-te uma das mais duras batalhas do jogo, onde primarás
pela estratégia. Derrota uns quantos Centurions, Guardians e um Atlas
que não para de te complicar a vida lançando vários mísseis. Nunca
deixes de te mover, porque se descobrem a tua posição conseguem acabar
contigo facilmente. Mata as duas primeiras vagas de inimigos,
mantendo-te sempre próximo dos teus companheiros, e termina com o Atlas
da mesma forma que fizeste anteriormente.
Desce e segue pela
porta da direita, recolhe as tuas recompensas e segue até à próxima
batalha. Centra-te nas torres e protege-te como possas do fogo inimigo.
Fala com Octavia, de forma a lhe provares que estás do lado dela. Segue
pelo corredor e examina o terminal de forma a encontrares uns planos do
"Biotic Amp". Mais à frente vais também encontrar um "Serrice Council
Chestplate" . Na próxima sala, elimina o inimigo e apodera-te do Atlas.
Não te esqueças de alternar entre o uso da metralhadora e dos mísseis,
tendo em conta que para usares estes últimos tens de te manter imóvel.
Dispara contra os geradores e lança sem qualquer piedade uma vaga de
mísseis ao Atlas que vai aparecer para te tentar eliminar.
Para
além de 12.500 créditos, receberás a "Kahlee Sanders" como recurso
bélico bem como o que encontrares ao longo da missão e que será
influenciado pela decisão tomada na missão.
Attican Traverse: Krogan Team/The Rachni
Esta missão é-te atribuída depois de terminares Priority: Sur'Kesh.
Uma
equipa Krogan está desaparecida, e sabe-se apenas as coordenadas da sua
última posição conhecida: cabe-te a ti investigar o que aconteceu.
Dirige-te para "Ninmah Cluster" e de seguida para o sistema "Mulla Xul",
de forma a chegares ao planeta Utukku. O Krogan responsável mudará
conforme o que sucedeu em Mass Effect 2: se Grunt sobreviveu à missão
suicida, será ele o encarregado; caso contrário será Urdnot Dagg.
Fala
com o encarregado e recolhe os créditos, a Claymore M-300 e o canhão de
grande calibre para a pistola. Num dos outros edifícios existe um banco
para modificar as armas e uma melhoria para uma das armas.
Não
te esqueças de te recolher todos os objetos antes de te aventurares pela
próxima sala. Quando chegares a uma teia que não te permite avançar,
usa a Firestorm M-451 existente no solo para abrires caminho. Tens de
avançar através da escuridão mas não será muito difícil seguir pelo
caminho. Incendeia os obstáculos que vais encontrando pelo caminho.
Tens
agora de enfrentar uns quantos Ravagers e Swarmers. Os Ravagers estão
equipados com uma armadura especialmente resistente, de modo que não
servirá de muito usares uma espingarda. Assim que terminares, recolhe
mais uma melhoria para as tuas armas perto de um cadáver na zona da
entrada.
Não levará muito tempo até que te encontres de novo
imerso na escuridão. Vais encontrar o cadáver de um Krogran com uma
carta que ativará a Missão Secundária Citadel: Krogan Dying Message. Os
teus acompanhantes avisam-te de que o perigo é iminente e é verdade.
Tens novamente que enfrentar uma vaga da inimigos. Dispara para o
gerador de forma a que estes não recuperem o seu escudo. Protege-te e
elimina os restantes.
Avança e recolhe mais uma melhoria para as
tuas armas, próximo do cadáver do Krogan. Conseguirás ver Dagg e os seus
homens, mas não conseguirás aproximar-te deles. Recolhe mais uma
melhoria, destrói as teias e ataca os Reapers. Após eliminares os teus
inimigos irá aparecer a Rainha Rachni, ou a sua substituta no trono no
caso de a teres morto. Tens de decidir se a deixas entregue à sua sorte
ou se a ajudas a sobreviver.
Vais receber mais um recurso bélico, o "Aralakh Company".
Priority: Tuchanka
NOTA:
Antes de iniciares esta missão tens de completar todas as missões
pendentes da Citadel e a Grissom Academy: Emergency Evacuation se
quiseres completar a aventura.
Dirige-te para o sistema
"Aralakah", entra em Tuchanka, e aterra em "Downed Vessel". Neste ponto
ser-te-á muito útil recorreres a armamento mais pesado; prepara-te para
enfrentares vários tipos de inimigo.
Antes de pisares o solo
deste planeta tens de tomar uma decisão muito importante. Linron pede-te
para sabotar a cura para a "Genophage": se aceitares recebes como
recompensa o apoio bélico dos Salarians e perderás o apoio dos Krogans.
Se, pelo contrário, recusares, terás o apoio total dos Krogan e dos
Salarian (mas em menor medida); em contrapartida, Mordin não
sobreviverá.
Entretanto serás atacado novamente por um vaga de
inimigos. Acaba com eles e aparecerá uma cena cinemática em que podes
ganhar pontos de Virtude ou de Rebeldia. Recolhe de seguida o Shotgun
Smart Choke , a Death Mask , o Pistol Melee Stunner, os Medkits e o
Graal Spike Thrower . Vai agora falar com os Krogan.
Dirige-te
até às ruinas, um lugar escuro e confuso. Examina as pinturas que estão
nas paredes para ganhar mais um pouco de experiência. Dá uma vista de
olhos ao cadáver que está no fundo das escadas e sobe para saíres daí.
Prepara-te
porque agora vais ser atacado por mais inimigos, tenta esquivar-te dos
seus ataques e surpreendê-los pela retaguarda de forma a enfraquecer as
suas armaduras. Quando terminares, serás novamente atacado: encarrega-te
em primeiro lugar dos Ravagers para que te seja depois mais fácil
atacares os outros.
Quando chegares à zona de combate seguinte,
ataca em primeiro lugar os Cannibals e protege-te sempre que possas. Mal
os elimines, irão aparecer Ravagers. Depois de os eliminares
encarrega-te dos restantes inimigos. De novo, avança até à próxima
batalha.
Termina e recolhe mais melhorias para as tuas armas, que
se encontram à tua esquerda. Quando terminarem as cenas cinemáticas
acaba com os Cannibals e sobe as escadas. À esquerda, vais encontrar uma
Phalanx M-5.
É tempo de enfrentares um Reaper acompanhado por
diversos Brutes. Podes escolher enfrentá-los, mas tens também a opção de
fugir à luta, correndo para ativar os dois "Hammers".
Missão Secundária- Tuchanka: Turian Platoon
Esta
missão está disponivel quando terminares Priority: Sur'Kesh. Dirige-te
ao local que Victus te indicou para ajudares os tripulantes turians de
uma nave. Terá de completar esta missão antes de iniciares Priority:
Citadel 2.
Regressa ao planeta Tuchanka e aterra no ponto que
aparece marcado no mapa. Ao chegares ao local, recolhe a melhoria para a
tua arma que poderás encontrar num monte de escombros. Segue pela
escada até encontrares um grupo de inimigos. Acaba com eles e recolhe a
arma Tempest M-9 e os créditos.
Os Cannibals estão a dificultar a
vida aos Turians que sobreviveram, mas ainda não deram conta da tua
presença. Aproveita a vantagem para atacar. Caso tenhas oportunidade
acaba com o Harvester que está mais ao fundo. Sobe pelas escadas e
recolhe mais uma melhoria para as tuas armas, os créditos e a Phaeston
que está junto do cadáver de um soldado Turian.
Na próxima zona
espera-te uma luta complicada, de forma que é melhor estares preparado
para te cruzares com Marauders, Harvesters e Cannibals. Elimina-os o
mais rápido que consigas para evitar que matem os Turians e continua a
avançar. Em cima de uma rocha verás a Hahne-Kedar Chestplate; salta para
baixo de imediato para recolheres a caixa negra da nave - Flight
Recorder e o Shotgun Smart Choke.
Depois de matar mais 3 inimigos
e desceres as escadas, serás novamente atacado em grupo, junto a outro
Harvester. Resiste, avança e quando terminares recolhe mais uma melhoria
para as tuas armas. A próxima zona é especialmente delicada, porque ao
grupo de inimigos vai se juntar um Brute; tenta te proteger e move-te
constantemente para que não te consiga apanhar.
Elimina-os e fala
com Victus. Serás informado de que terás de desativar uma bomba enviada
por Cerberus, de forma que terás de apelar novamente ao teu espírito
altruísta e ajuda-los.
Missão Secundária - Tuchanka: Bomb
Esta
missão é-te atribuída quando terminares Tuchanka: Turian Platoon.
Depois de resgatares a patrulha Turian terás de os ajudar a desactivar
uma bomba que pode causar um grande número de mortos no planeta. Aterra
em Tuchanka, na zona marcada como Ruinas. Tens de terminar esta missão
antes de iniciar Priority: Citadel 2.
Enquanto aterras, vais dar
por ti submerso numa batalha cheia de Assault Troopers e Centurions.
Livra-te deles sem deixares de te proteger, e avança em direção à bomba.
Recolhe mais uma melhoria que está no final da rampa, e prepara-te para
mais um combate, agora contra os Combat Engineers e os Turrets. O
melhor que tens a fazer é te concentrares primeiro os geradores de
escudos de forma a conseguires causar mais estragos.
Mais adiante, vais encontrar os Guanteletes Rosenkav (próximo do segundo gerador), mais alguns créditos e outra melhoria.
Dirigem-se
para ti mais tropas, mas felizmente não serão um grande desafio. Acaba
com eles e recolhe o medkit, o datapad e a melhoria.
As tropas de
Cerberus tentarão acabar contigo mais uma vez, mas parece que as baixas
que provocaste até agora no seu pelotão causaram os seus estragos, e
são agora muitos menos. Acaba com eles e avança até à bomba. Sobe as
escadas que estão à tua direita e recolhe mais uma série de melhorias e
os Turret Control Schematics para teres acesso à missão Citadel:
Cerberus Automated Turret Schematics.
Victus está a tentar
desativar a bomba, mas precisa de mais algum tempo para o conseguir.
Adivinha o que terás de fazer agora? Sim, tens de o proteger! Não te
afastes muito porque à tua direita está o Hydra Missile Launcher,
especialmente útil para acabar com o Atlas. Só dispões de um tiro,
portanto aproveita-o bem!
Relações Amorosas
As
relações em Mass Effect 3 funcionam de uma forma ligeiramente diferente
dos jogos anteriores. À semelhança dos títulos anteriores, quando és
bem sucedido desbloqueias uma cena cinemática, que desta vez nem sempre
envolve cenas de sexo. Assistir a uma cena romântica faz-te conquistar o
troféu "Paramour Achievement". E agora, aqui ficam dicas para
triunfares na vida sentimental do Mass Effect 3!
ASHLEY WILLIAMS (só Shepard masculino)
LIARA T'SONI (Shepard masculino e feminino)
TALI'ZORAH (só Shepard masculino)
MIRANDA LAWSON (só Shepard masculino)
JACK (só Shepard masculino)
STEVE CORTEZ (só Shepard masculino)
DIANA ALLERS (só Shepard masculino)
GARRUS (só Shepard feminino)
KAIDAN ALENKO (Shepard feminino e masculino)
SAMANTHA TRAYNOR (só Shepard feminino)
Detonado
Earth: Vancouver
O
Conselho da Aliança requer a presença de Shepard: parece que finalmente
reconheceram a ameaça dos Reapers. Estão mais avançados, mais
inteligentes e contam com a ausência de medo!
Após a invasão, é
tempo de aprenderes novamente a combater contando com a ajuda do
Comandante Anderson. Segue-o enquanto vais aprendendo os movimentos e
não te esqueças de ir dando uma vista de olhos ao códex para ficares a
conhecer mais detalhes da história. Ao pressionares "R3" tens acesso a
uma lista com os objetivos atuais: desta forma quando te sentires
perdido não te esqueças de a consultar!
Avança pelo exterior do
edifício, prestando sempre muita atenção ao que te disser o comandante,
de modo a aprenderes a "sprintar"; deixa-te cair ou sobe as escadas.
Depois dos primeiros tiroteios vais chegar a uma porta que abrirá depois
de uma ataque inimigo. O edifício seguinte está em ruinas e tens de
encontrar uma saída! Assim que conseguires entrar, verifica a sala da
frente e recolhe um kit. Procura a porta à tua esquerda e esta
abrir-se-á de repente: é tempo de aprenderes um ataque corpo a corpo
mais forte. Depois disto, espera-te uma cena cinemática.
Retoma o
controlo da tua personagem e desce pelo arranha-céus. Para conseguires
munições basta recolher os dissipadores de calor que estão espalhados
pelo mundo. Vais te cruzar com um soldado ferido: elimina os três
inimigos antes de falares com ele.
Ao que parece, a sua nave foi
abatida e esta é o único local onde poderás encontrar um rádio. O teu
objetivo seguinte parece lógico: tens de a encontrar! Avança, recolhe o
kit, protege-te e elimina os inimigos que vais encontrar mesmo à tua
frente. O rádio encontra-se poucos passos à tua direita.
Depois da cena cinemática, vão aparecer mais inimigos: não te demores e regressa por onde vieste, e chegarás à Normandy.
Marte: Prothean Archives
Desce
da nave e aproxima-te das instalações. Neste momento, poderás atribuir
pontos à tua equipa, através do menu. São pontos decorrentes da
experiência adquirida e que se servirão para que os teus companheiros
sejam mais eficazes em combate e/ou melhorem uma determinada habilidade.
Poderás atribuí-los a qualquer momento pressionando "Start" e
escolhendo a opção "Squad" (Pelotão).
Avança, deixa-te cair e
recolhe a arma Mantis existente no solo de forma a ganhares mais alguma
experiência. Uma das tropas de assalto de Cerberus está a executar
inocentes: podes escolher entre atacar de imediato ou esperar para ver
como avançam os acontecimentos. Quando terminares aventura-te pela base,
utilizando o elevador.
A Liara está metida em sarilhos, mas se
conseguires escapar com vida é esta na hora de lhe perguntares o que
sabe. Parece que ela descobriu os planos de uma poderosa arma, mas
Cerebrus está também no seu encalço!
Elimina os inimigos que vão
aparecer no piso de cima: lembra-te que podes dar ordens de ataque aos
membros do teu pelotão, assim como atribuir-lhe as armas que achares
mais convenientes. O elevador está armadilhado: a melhor opção é usares
os controlos do veículo monta-cargas. Sobe pela pequena rampa e pelas
caixas convenientemente situadas para conseguires alcançar o próximo
nível.
Neste nível vais poder encontrar um Datapad nos bancos,
Ariake Technnologies Gauntlets , e uma metralhadora M-4 Shuriken I.
Lembra-te que apenas podes equipar uma arma de cada tipo.
Protege-te
rapidamente e mata o soldado de Cerberus o mais rápido que conseguires.
Mantém-te discreto, pois se conseguires atacar a partir de um local
coberto consegues provocar muito mais danos. Usa a consola de segurança
para tentar aceder à passagem. Parece estar fechada, mas felizmente há
um edifício próximo. Segue pela porta da direita e avança para saíres de
novo para o exterior.
Desce pelas escadas até chegar a uma
comporta que deveria estar fechada: tens de chegar até aos controladores
ambientais. Antes de atingir o teu objetivo, vais ser interrompido por
uns inimigos que procuram qualquer sinal de vida para atacar: protege-te
e espera que passem ou ataca através da janela para lhe dares o que
merecem! Ativa os controlos ambientais e descobrirás o que se passou
realmente.
Verifica a porta da esquerda para poderes avançar.
Nesta secção vais encontrar o teu primeiro centro de modificação de
armas, um lugar onde podes trocar tanto o teu armamento como o dos teus
companheiros. Imediatamente após abrires a porta seguinte, protege-te de
uma tropa de assalto! Quando os atacares tem em conta que alguns dos
soldados aparecerão com escudos: nesta situação ser-te-á especialmente
útil usufruir dos poderes que foram atribuídos aos teus companheiros (a
Singularidade da Liara é extremamente útil nestas situações). Na sala
seguinte vais encontrar um "Datapad" caído no solo, à tua direita.
Cabe-te
agora enfrentar outra tropa de assalto, um tiroteio de rotina e
novamente com inimigos com escudo! Num determinado momento, as tropas
sairão com o rabo entre as pernas utilizando uma granada de fumo -
supomos que para despistar e tornar mais eficiente a sua retirada.
Desativa
os controlos de esterilização para acederes à sala branca: mesmo à tua
frente espera-te uma melhoria para a tua espingarda, um kit e outro
"Datapad". Na esquina da direita existe ainda outra melhoria, desta vez
para a "sniper".
Antes de ativares os controlos elétricos, tens
de enfrentar uma espécie de torre gigante que se interpõe no teu
caminho: uma desculpa como outra qualquer para aprenderes a manejar a
cobertura dinâmica. Deixando de lado o facto curioso de que o jogo te
pede que te escondas atrás de um painel de cristal, deverá ser-te fácil
seguir as indicações que te vão sendo dadas. Quando terminares, terás de
enfrentar uns quantos inimigos que te vão lançar granadas de fumo.
Recolhe as munições existentes na mesa central, a melhoria para a
"sniper" e o "Datapad" existente junto do controlo da torre. Ativa-o.
Parece que os inimigos chegaram aos arquivos!
Após uma cena
cinemática em que ensinarão a dar ordens ao teu pelotão, coloca o ponto
de mira sobre o círculo azul do piso inferior e ordena à esquerda ou à
direita que se dirijam até ali. A partir da tua posição ordena que usem
os seus poderes e lança uma onda de choque; mais uns tiros deverão ser
suficientes. Desce (se já estás no piso inferior já não será necessário,
claro!) e dirige-te à pequena sala em que apareceram os inimigos em
primeiro lugar.
É hora de ativares o controlo do teleférico e
sair daí. Depois da explosão, verás um teleférico a aproximar-se cheio
de soldados. Tenta lançar vários ataques antes que eles cheguem à tua
altura. O teu veículo está inutilizado: salta para o teleférico inimigo e
avança; espera-te outro tiroteio! Tem um cuidado especial com
Centurion, um inimigo que tem uma proteção extra. Quando terminares
procura nos armários que estão no fundo da sala e vais encontrar uma
Vindicator M-15. Na sala do centro podes servir-te de um centro médico e
ainda ganhares 100 pontos de experiência. Abre a porta!
A
Doutora Eva está a tentar sabotar o teu trabalho, toca a persegui-la!
Corre e não pares de avançar: não te será necessário disparar porque não
conseguirás matá-la. Tenta manter-te o mais próximo possível do
objetivo e te proteger dos seus ataques.
Vais ter de a enfrentar
mal a sua nave se despenhe. Ela vai avançar em câmara lenta até ti, de
forma que aponta bem à sua cabeça e não deixes de disparar!
Priority: The Citadel 1
Vais
ganhar 35000 pontos de experiência só por chegar a Citadel! Após a cena
cinemática, tens duas opções: visitar a Ashley ou o Kaiden no Hospital
ou falar com o Conselho Udina.
Antes disso, podes falar com Diana
Allers, que está na Salla de Espera, no ponto 2 do mapa. Fala com a
repórter (uma tal de Jessica Chobot) e podes recrutá-la como um "recurso
bélico" para que faça a cobertura das tuas peripécias na Normandy.
Usa
o elevador existente no extremo norte do mapa de forma a chegares até
ao Huerta Memorial Hospital, onde podes visitar Ashley ou James e ganhar
alguns pontos de reputação. Antes de te aventurares pelos quartos dos
pacientes vais encontrar a Doutora Chakwas e a Doctora Michael.
Podes
agora recrutar uma das duas Doutoras, para que te acompanhe na
Normandy. Chakwas vai te oferecer a sua ajuda de imediato, mas se a
convenceres a ficar no Hospital vais ganhar um recurso bélico. Para
recrutar a Doutora Michel tens de a convencer!
Dirige-te de novo para o elevador e segue até à "Citadel Embassies" para falar com o Conselheiro Udina.
Missão Secundária - Shrike Abyssal: Prothean Obelisk
Para
começares esta Missão Secundária tens apenas que escutar uma conversa
de um Volus na "Citadel Embassies", na parte esquerda à saída do
elevador. O que ouvires, será adicionado automaticamente aos teus dados
de missões.
O objetivo principal é falar com o Conselheiro Udina,
mas antes podes praticar um pouco no campo de tiro (perto do ponto 3 do
mapa) e visitar o Comandante Bailey, que está a ter uma discussão com o
jornalista Khalisa al-Jilani. Fala com ele para ganhares alguns pontos
de Virtude. Depois deste encontro podes ver al-Jilani na entrada do
segundo piso. Espera antes de falar com ela, porque podes interrompê-la
de dois modos diferentes: de forma simpática para a tentar acalmar e
trazê-la à razão (o que a levará a ver-te no final com bons olhos e que
te dará um Recurso Bélico); ou a mal com um valente soco.
Podes
agora falar com o Conselheiro na "Citadel Embassies". Dirige-te para o
segundo piso, sai do elevador e vira à direita e sobe as escadas para
disfrutares da cena cinemática.
Normandy: First Visit
É a
altura de dares uma volta pela nova Normandy, para a explorares e te
habituares à sua distribuição. A nave está dividida em várias secções:
- Alojamento do Capitão: o teu pequeno ninho.
Posto de Comando: aqui vais encontrar a Ponte (onde está o piloto da
Normandy, o Joker), o Mapa da Galaxy at War que está na posse da
Traynor (que te irá avisar sobre os emails novos que chegaram e sobre o
estado geral da tripulação), a Câmara de Guerra, onde poderás dar uma
vista de olhos pelos teus recursos bélicos (pessoas, armas, exércitos e
frotas que vais acumulando e que possuem um papel chave no desenlace)
que conseguirás aumentar revistando planetas, jogando no modo
multijogador e completando missões; e a Sala de Vídeo conferências.
Crew Deck : Podes optar por te encontrares com a Liara no seu
camarote, ir até à "Main Batery" ou ao "AI Core" (centro da inteligência
artificial), à "Medical" (a enfermaria onde se encontra a Doutora que
recrutaste anteriormente), ao "Mess Hall" (refeitório), ao "Starboard
Observation", "Lounge" (salão) ou ainda aos "Crew's Quarter"
(alojamentos da tripulação).- Engineering: Neste piso
vais encontrar o Engenheiro Adams, as escadas que dão acesso ao piso
inferior, "Starboard Cargo" (com Diana Allers) e "Port Cargo". - Shuttle Bay : é o local onde está o arsenal, com James e o Tenente Cortez.
Quando
chegares ao Posto de Comando, onde se encontra o mapa da galáxia,
Traynor vai te avisar de que tens mais uma missão secundária disponível!
Terás de investigar o Cerberus Lab!
Missão Secundária - N7: Cerberus Lab
A
Aliança descobriu em Sanctum um novo laboratório de Cerberus, de modo
que dirige-te para o Posto de Comando, seleciona Sigurd's Cradle galaxy
no mapa da galáxia e segue depois para Decoris.
O teu objetivo é
encontrar alguns artefactos dos Reaper e eliminá-los. Investiga os
laboratórios e recolhe os créditos que estão espalhados ao longo do
cenário. Não levará muito tempo para que te encontres com os primeiros
inimigos. Acaba com eles e ativa o sistema de contenção para que o
primeiro artefacto apareça. Recolhe-o e dirige-te para o ponto de
encontro da nave.
Enquanto o fazes, a posição do segundo
artefacto atualiza-se automaticamente. Parece que Cortez está com alguns
problemas em regressar ao ponto de encontro, de forma que tens de
aguentar as investidas dos inimigos até que ele apareça. Tem muito
cuidado com os Centurion e os inimigos com escudos, mantendo o ponto de
ancoragem livre.
Podes dirigir-te agora a Palaven para resgatar Fedorian.
Priority: Palaven
Usa
o Mapa da Galáxia para ires até Apien Crest e de seguida até à lua
Menae, pois é tempo de resgatar Ferodian! Tens primeiro de desimpedir a
zona de aterragem para poderes aterrar.
Nesta zona vais encontrar
"Spare Parts" um pouco abaixo do Acampamento. Quando lá chegares,
pergunta pelo oficial responsável pelo comando, mas antes disso explora
tudo o que possas de forma a conseguires encontrar um Medkit, uma
melhoria dos carregadores e de perfeição para a pistola, um rifle
franco-atirador Viper M-97 I, um Rifle de Assalto Piercing Mod I, a
Caçadeira Scmitar M-27 I, e umas Grebas Hahne-Kedar. Lembra-te de
melhorar o teu arsenal no posto de modificação de armas!
Quando
falares com o General Corinthus, este vai te dizer que Ferodian está
morto. O teu próximo objectivo passará por reparar a Torre de
Comunicações que existe fora da base, e que está rodeada por escudos
indesejáveis. Ordena a um dos teus membros do pelotão que suba até à
torre e que a defenda enquanto não está totalmente reparada; o General
voltará a chamar-te. São muitos, mas são complicados de eliminar: não te
mexas muito da tua posição e lembra-te de usar o ataque corpo-a-corpo
para poupar munições.
Quando regressares à base, Garrus, um velho
amigo de Mass Effect 2, juntar-se-á a ti. Parece que a Normandy está
com problemas e a Liara terá de regressar para verificar o que se passa.
Serás acompanhado por ela no combate. Dirige-te para o Aeródromo: tens
agora que te defender dos Marauders. Usa para isso diversas armas e
tecnologia antes de realizar ataques bióticos. Durante a batalha vais
encontrar uma melhoria para o rifle franco-atirador e alguns Medkits.
Depois
de terminada mais uma luta, dirige-te para a Barricada existente no
acampamento. Serve-te da torreta que vais encontrar para atacar os teus
inimigos, tendo um especial cuidado com os que sobem pela esquerda e
pela direita. Quando terminares vais ser atacado por um Brute, que te
atirará ao chão. Dispara sem parar e esquiva-te dos seus poderosos
ataques! Aproveita o momento em que este se dirige para ti, uma vez que
este não é muito veloz, e não te esqueças de ordenar a Garrus e James
que usem os seus poderes.
Garrus vai agora guiar-te até ao último
local onde viu Victus. Certifica-te de que recolhes a munição de
reserva para a tua arma, os kits médicos ("MedKits") e os "Datapads" que
estão espalhados pelo lugar (vão te aumentar a experiência). Tens agora
de enfrentar cinco Cannibals, pelo menos três Brutes e vários
Marauders. Ocupa-te em primeiro lugar destes e deixa os Brutes para o
final. Corre em direção à porta por onde entraste, de forma a que sigam,
e dispara comodamente sobre eles a partir daí.
Mantém-te sempre
protegido e em movimento, porque os inimigos vão aparecer de todos os
lados e as Tropas aliadas, mesmo com boas intenções, não se vão revelar
grandes atiradores! Quando acabares esta luta, vai ter com o General.
Apien Crest: Banner of the First Regiment
Tens
acesso a esta missão após completares Priority: Palaven. Para a
ativares, dirige-te para o bar Purgatory na Citadel, desce para o andar
inferior e escuta a conversa entre uns soldados Turians.
Um
oficial Turian necessita dar um pouco de ânimo às suas tropas e
encarrega-te da busca pelo "Banner of the First Regiment". Terás de te
dirigir para Apien Crest, mais concretamente a Castellus, e trazê-lo de
volta.
Regressa a Normandy e abre o mapa da Galaxy. Seleciona
Apien Crest, de seguida Castellus e dirige-te para lá sem deixar que o
combustível se esgote. Entra na órbitra do planeta Digeris e revista-o
para conseguires encontrar o objeto. Agora tens apenas de regressar a
Citadel para o entregares ao oficial Turian.
Com esta missão completa, receberás a "Turian Seventh Fleet" e 15000 créditos.
Missão Secundária - Aria: Eclipse
Esta Missão Secundária está disponível depois de Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias:Blue Suns e Blood Pack. Aria T'Loak pediu ajuda
reunindo os mercenários sob o seu controlo: fala com o comandante
Bailey.
Podes tentar obrigá-lo a libertar o prisioneiro, mas
não terás sucesso. Depois de tentares, ele ordena-te que te dirijas para
o "Presidium Commons C-Sec station" e fales com o seu assistente.
Depois disto, convence Bailey a libertar o prisioneiro e vais ganhar
pontos de Rebeldia e o "Terminus Fleet".
Em alternativa,
mantém Asari preso, dizendo a Bailey que vais encontrar outra solução.
Fala depois com Sederis e dirige-te para o "Hanger Dock 2", de forma a
te encontrares com Sayn (o segundo oficial no comando da Eclipse).
Convence-o a tomar o controlo da nave. Ao regressares, Bailey vai te
informar que Asari libertou o prisioneiro. Com isso ganhas pontos de
Virtude e o Terminus Fleet".
Missão Secundária - Aria: Blood Pack
Esta Missão Secundária está disponível após Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias: Blue Suns e Eclipse. Dirige-te para a zona VIP do
bar. Fala com Narl no "Presidium Commons" (quarto 86), conquista a
simpatia da Blood Pack e recebe o "Terminus Fleet" como recompensa.
Missão Secundária - Aria: Blue Suns
Esta Missão Secundária está disponível após Priority: Palaven e antes de Priority: Sur'Kesh.
Vais
receber um email de Aria T'Loak pedindo para te encontrares com ela no
Bar Purgatory de Citadel. Dirige-te para lá e conseguirás mais algumas
missões secundárias:Blood Pack e Eclipse.
Dirige-te para o
ponto número 5 do Mapa e fala com Darner Vosque: quer aniquiliar Oraka e
parece que tú és um bom candidato para a tarefa. A tua vítima (ou não,
conforme o que decidas) está no "Presidium Commons", no ponto número 4
do mapa. Caso optes por matá-lo, completas a missão imediatamente e
receberás como recompensa "Terminus Fleet".
Se escolheres não
o matar, terás de negociar com ele e dar-lhe todas as armas que este te
vai pedir. Encontra-te com Kannik para que te ajude nesta tarefa, mas
tem em conta que neste jogo nada é grátis: em troca terás de encontrar
um artefacto que o comerciante procura há muito tempo. Viaja até
"Normandy" e dirige-te para "Kite's Nest" e depois para "Vular System".
Entra na órbitra do planeta "Vana" e encontra os artefactos. Agora
entrega-os ao comerciante, espera que este te entregue as armas que
Vosque te pediu, e receberás o "Terminus Fleet".
Priority: Sur'Kesh
Antes
de deixar Palaven serás avisado de que EDI - a Inteligência Artificial
da nave - está com sérios problemas! Para verificares o que se passa
tens de te dirigir para o "AI Core" (o núcleo da Inteligência
Artificial) na Crew Deck da nave. Ao chegares ao camarote da Doutora que
recrutaste em "Priority: The Citadel 1", vais descobrir que a EDI tomou
o controlo do corpo da Doutora, o que permite que a podes agora
recrutar como membro do teu pelotão!
Ao chegares ao Posto de
Comando, Traynor irá te atribuir a Missão Secundária Grissom Academy:
Emergency Evacuation . Mas antes preocupa-te em terminar a tua viagem
por Sur'Kesh.
O teu principal objectivo é falar com os diplomatas
em Annos Basin, mas podes como habitualmente optar por investir o teu
tempo a explorar a Galáxia e os planetas. Esta missão depende da
sobrevivência de Wrex e Mordin nos jogos anteriores. Vais ter de te
encontrar com diplomatas Turians, Salarians e Krogans.
Fala com
Padok Wiks e dirige-te aos laboratórios para falar com Modin e Krogan.
Vais ser atacado repentinamente por soldados de Cerberus (pontuais como
sempre!) portanto não te esqueças de recolher a melhoria para a tua arma
que está em cima das prateleiras, antes de os enfrentares! É-te mais
fácil neste momento cercá-los que ataca-los diretamente, porque irão
recorrer a granada de fumo para se camuflarem. Salta por cima do muro da
esquerda e recolhe a melhoria para a caçadeira.
Não te descuides
porque logo de seguida vão aparecer diversos soldados e Centurions, e
desta vez com uma agravante: tens de proteger Krogan antes que destruam a
sua proteção (cuja integridade aparecerá em forma de barra de Health)! O
truque aqui é ser o mais rápido possível. Não hesites em ordenar aos
teus companheiros que se coloquem em posições estratégicas, de forma a
que eles se encarreguem do piso inferior enquanto abordas o inimigo em
cima.
Avança e recolhe mais uma melhoria para as tuas armas.
Certifica-te de que eliminas os Engineers porque podem reparar as
torretas que destruíres e serão uma verdadeira dor de cabeça! Recolhe um
Raptor M-13 e outra melhoria para as tuas armas perto do toriano morto.
Sê rápido pois as tropas de Cerberus não tardarão em aparecer.
A
última luta ocorre no exterior. Depois dos confrontos previstos não
deverás ter nenhum problema. Dispara rapidamente para enfraquecer o
escudo dos inimigos e esquiva-te rapidamente para não seres atingido.
Utiliza os teus poderes e os dos teus companheiros para os eliminares e
liberta Krogan.
Missão Secundária: N7: Cerberus Attack
Tens
acesso a esta Missão Secundária depois de completares Priority:
Sur'Kesh. Fala com Traynor e dirige-te para ZMD Krogan, no ponto N7:
Cerberus Attack do planeta Tuchanka.
Vais encontrar uma série de
Combat Engineers, Assault Troopers e Centurions. Explora a zona até
encontrares os "Armax Arsenal Gauntlets". Elimina-os e dirige-te para o
painel de controlo. Assim que ativares a consola tens de reiniciar os
módulos de energia, mas para isso terás de enfrentar mais Centurions e
Assault Troopers. Não te esqueças de eliminar rapidamente Nemesis, pois
se não o fizeres ele vai acabar contigo sem qualquer problema.
No final da missão vais receber um aumento nos teus Recursos Bélicos "Krogan First Division".
Missão Secundária - Grissom Academy: Emergency Evacuation
NOTA: Para teres acesso a esta Missão Secundária tens de completar Priority: Palaven falar com o Specialist Traynor.
Dirige-te para a Grissom Academy na Petra Nebula de modo a evitares que os Reapers sequestrem os estudantes e destruam o local.
Ao
chegares vais ver de imediato vários inimigos: elimina-os e avança até
encontrares uma porta fechada. Vira à direita e vais encontrar uma
"Kahlee Sanders" e uma melhoria "Assault Rifle Stability Damper". Mata
os dois guardas que estão atrás a atacar um estudante. Fala com Reiley
Bellarmine para que este retire o escudo de energia e possas manter uma
conversa com ele.
Avança e mata os inimigos que se vão
aproximando. Segue pela porta da esquerda e recolhe a Eviscerator M-22
antes de regressares. À tua esquerda está Seanne Bellarmine, a irmã de
Riley; vai falar com ela rapidamente e revista o local de modo a
encontrares uma Mattock M-96.
Fala com os estudantes e elimina
mais uma vaga de inimigos. Quando terminares, procura o Datapad e o
Medkit. Fala com os estudantes que estão no piso superior, abre
manualmente a porta e recolhe a mira para a tua arma. Procura o portátil
de Cerberus (está na mesma sala, em baixo, nos bancos da direita).
A
seguir espera-te uma das mais duras batalhas do jogo, onde primarás
pela estratégia. Derrota uns quantos Centurions, Guardians e um Atlas
que não para de te complicar a vida lançando vários mísseis. Nunca
deixes de te mover, porque se descobrem a tua posição conseguem acabar
contigo facilmente. Mata as duas primeiras vagas de inimigos,
mantendo-te sempre próximo dos teus companheiros, e termina com o Atlas
da mesma forma que fizeste anteriormente.
Desce e segue pela
porta da direita, recolhe as tuas recompensas e segue até à próxima
batalha. Centra-te nas torres e protege-te como possas do fogo inimigo.
Fala com Octavia, de forma a lhe provares que estás do lado dela. Segue
pelo corredor e examina o terminal de forma a encontrares uns planos do
"Biotic Amp". Mais à frente vais também encontrar um "Serrice Council
Chestplate" . Na próxima sala, elimina o inimigo e apodera-te do Atlas.
Não te esqueças de alternar entre o uso da metralhadora e dos mísseis,
tendo em conta que para usares estes últimos tens de te manter imóvel.
Dispara contra os geradores e lança sem qualquer piedade uma vaga de
mísseis ao Atlas que vai aparecer para te tentar eliminar.
Para
além de 12.500 créditos, receberás a "Kahlee Sanders" como recurso
bélico bem como o que encontrares ao longo da missão e que será
influenciado pela decisão tomada na missão.
Attican Traverse: Krogan Team/The Rachni
Esta missão é-te atribuída depois de terminares Priority: Sur'Kesh.
Uma
equipa Krogan está desaparecida, e sabe-se apenas as coordenadas da sua
última posição conhecida: cabe-te a ti investigar o que aconteceu.
Dirige-te para "Ninmah Cluster" e de seguida para o sistema "Mulla Xul",
de forma a chegares ao planeta Utukku. O Krogan responsável mudará
conforme o que sucedeu em Mass Effect 2: se Grunt sobreviveu à missão
suicida, será ele o encarregado; caso contrário será Urdnot Dagg.
Fala
com o encarregado e recolhe os créditos, a Claymore M-300 e o canhão de
grande calibre para a pistola. Num dos outros edifícios existe um banco
para modificar as armas e uma melhoria para uma das armas.
Não
te esqueças de te recolher todos os objetos antes de te aventurares pela
próxima sala. Quando chegares a uma teia que não te permite avançar,
usa a Firestorm M-451 existente no solo para abrires caminho. Tens de
avançar através da escuridão mas não será muito difícil seguir pelo
caminho. Incendeia os obstáculos que vais encontrando pelo caminho.
Tens
agora de enfrentar uns quantos Ravagers e Swarmers. Os Ravagers estão
equipados com uma armadura especialmente resistente, de modo que não
servirá de muito usares uma espingarda. Assim que terminares, recolhe
mais uma melhoria para as tuas armas perto de um cadáver na zona da
entrada.
Não levará muito tempo até que te encontres de novo
imerso na escuridão. Vais encontrar o cadáver de um Krogran com uma
carta que ativará a Missão Secundária Citadel: Krogan Dying Message. Os
teus acompanhantes avisam-te de que o perigo é iminente e é verdade.
Tens novamente que enfrentar uma vaga da inimigos. Dispara para o
gerador de forma a que estes não recuperem o seu escudo. Protege-te e
elimina os restantes.
Avança e recolhe mais uma melhoria para as
tuas armas, próximo do cadáver do Krogan. Conseguirás ver Dagg e os seus
homens, mas não conseguirás aproximar-te deles. Recolhe mais uma
melhoria, destrói as teias e ataca os Reapers. Após eliminares os teus
inimigos irá aparecer a Rainha Rachni, ou a sua substituta no trono no
caso de a teres morto. Tens de decidir se a deixas entregue à sua sorte
ou se a ajudas a sobreviver.
Vais receber mais um recurso bélico, o "Aralakh Company".
Priority: Tuchanka
NOTA:
Antes de iniciares esta missão tens de completar todas as missões
pendentes da Citadel e a Grissom Academy: Emergency Evacuation se
quiseres completar a aventura.
Dirige-te para o sistema
"Aralakah", entra em Tuchanka, e aterra em "Downed Vessel". Neste ponto
ser-te-á muito útil recorreres a armamento mais pesado; prepara-te para
enfrentares vários tipos de inimigo.
Antes de pisares o solo
deste planeta tens de tomar uma decisão muito importante. Linron pede-te
para sabotar a cura para a "Genophage": se aceitares recebes como
recompensa o apoio bélico dos Salarians e perderás o apoio dos Krogans.
Se, pelo contrário, recusares, terás o apoio total dos Krogan e dos
Salarian (mas em menor medida); em contrapartida, Mordin não
sobreviverá.
Entretanto serás atacado novamente por um vaga de
inimigos. Acaba com eles e aparecerá uma cena cinemática em que podes
ganhar pontos de Virtude ou de Rebeldia. Recolhe de seguida o Shotgun
Smart Choke , a Death Mask , o Pistol Melee Stunner, os Medkits e o
Graal Spike Thrower . Vai agora falar com os Krogan.
Dirige-te
até às ruinas, um lugar escuro e confuso. Examina as pinturas que estão
nas paredes para ganhar mais um pouco de experiência. Dá uma vista de
olhos ao cadáver que está no fundo das escadas e sobe para saíres daí.
Prepara-te
porque agora vais ser atacado por mais inimigos, tenta esquivar-te dos
seus ataques e surpreendê-los pela retaguarda de forma a enfraquecer as
suas armaduras. Quando terminares, serás novamente atacado: encarrega-te
em primeiro lugar dos Ravagers para que te seja depois mais fácil
atacares os outros.
Quando chegares à zona de combate seguinte,
ataca em primeiro lugar os Cannibals e protege-te sempre que possas. Mal
os elimines, irão aparecer Ravagers. Depois de os eliminares
encarrega-te dos restantes inimigos. De novo, avança até à próxima
batalha.
Termina e recolhe mais melhorias para as tuas armas, que
se encontram à tua esquerda. Quando terminarem as cenas cinemáticas
acaba com os Cannibals e sobe as escadas. À esquerda, vais encontrar uma
Phalanx M-5.
É tempo de enfrentares um Reaper acompanhado por
diversos Brutes. Podes escolher enfrentá-los, mas tens também a opção de
fugir à luta, correndo para ativar os dois "Hammers".
Missão Secundária- Tuchanka: Turian Platoon
Esta
missão está disponivel quando terminares Priority: Sur'Kesh. Dirige-te
ao local que Victus te indicou para ajudares os tripulantes turians de
uma nave. Terá de completar esta missão antes de iniciares Priority:
Citadel 2.
Regressa ao planeta Tuchanka e aterra no ponto que
aparece marcado no mapa. Ao chegares ao local, recolhe a melhoria para a
tua arma que poderás encontrar num monte de escombros. Segue pela
escada até encontrares um grupo de inimigos. Acaba com eles e recolhe a
arma Tempest M-9 e os créditos.
Os Cannibals estão a dificultar a
vida aos Turians que sobreviveram, mas ainda não deram conta da tua
presença. Aproveita a vantagem para atacar. Caso tenhas oportunidade
acaba com o Harvester que está mais ao fundo. Sobe pelas escadas e
recolhe mais uma melhoria para as tuas armas, os créditos e a Phaeston
que está junto do cadáver de um soldado Turian.
Na próxima zona
espera-te uma luta complicada, de forma que é melhor estares preparado
para te cruzares com Marauders, Harvesters e Cannibals. Elimina-os o
mais rápido que consigas para evitar que matem os Turians e continua a
avançar. Em cima de uma rocha verás a Hahne-Kedar Chestplate; salta para
baixo de imediato para recolheres a caixa negra da nave - Flight
Recorder e o Shotgun Smart Choke.
Depois de matar mais 3 inimigos
e desceres as escadas, serás novamente atacado em grupo, junto a outro
Harvester. Resiste, avança e quando terminares recolhe mais uma melhoria
para as tuas armas. A próxima zona é especialmente delicada, porque ao
grupo de inimigos vai se juntar um Brute; tenta te proteger e move-te
constantemente para que não te consiga apanhar.
Elimina-os e fala
com Victus. Serás informado de que terás de desativar uma bomba enviada
por Cerberus, de forma que terás de apelar novamente ao teu espírito
altruísta e ajuda-los.
Missão Secundária - Tuchanka: Bomb
Esta
missão é-te atribuída quando terminares Tuchanka: Turian Platoon.
Depois de resgatares a patrulha Turian terás de os ajudar a desactivar
uma bomba que pode causar um grande número de mortos no planeta. Aterra
em Tuchanka, na zona marcada como Ruinas. Tens de terminar esta missão
antes de iniciar Priority: Citadel 2.
Enquanto aterras, vais dar
por ti submerso numa batalha cheia de Assault Troopers e Centurions.
Livra-te deles sem deixares de te proteger, e avança em direção à bomba.
Recolhe mais uma melhoria que está no final da rampa, e prepara-te para
mais um combate, agora contra os Combat Engineers e os Turrets. O
melhor que tens a fazer é te concentrares primeiro os geradores de
escudos de forma a conseguires causar mais estragos.
Mais adiante, vais encontrar os Guanteletes Rosenkav (próximo do segundo gerador), mais alguns créditos e outra melhoria.
Dirigem-se
para ti mais tropas, mas felizmente não serão um grande desafio. Acaba
com eles e recolhe o medkit, o datapad e a melhoria.
As tropas de
Cerberus tentarão acabar contigo mais uma vez, mas parece que as baixas
que provocaste até agora no seu pelotão causaram os seus estragos, e
são agora muitos menos. Acaba com eles e avança até à bomba. Sobe as
escadas que estão à tua direita e recolhe mais uma série de melhorias e
os Turret Control Schematics para teres acesso à missão Citadel:
Cerberus Automated Turret Schematics.
Victus está a tentar
desativar a bomba, mas precisa de mais algum tempo para o conseguir.
Adivinha o que terás de fazer agora? Sim, tens de o proteger! Não te
afastes muito porque à tua direita está o Hydra Missile Launcher,
especialmente útil para acabar com o Atlas. Só dispões de um tiro,
portanto aproveita-o bem!
Relações Amorosas
As
relações em Mass Effect 3 funcionam de uma forma ligeiramente diferente
dos jogos anteriores. À semelhança dos títulos anteriores, quando és
bem sucedido desbloqueias uma cena cinemática, que desta vez nem sempre
envolve cenas de sexo. Assistir a uma cena romântica faz-te conquistar o
troféu "Paramour Achievement". E agora, aqui ficam dicas para
triunfares na vida sentimental do Mass Effect 3!
ASHLEY WILLIAMS (só Shepard masculino)
- Pré-Requisito: ter sobrevivido a Mass Effect 1
Após a missão Priority: Mars, Ashley estará em recuperação no
Memorial Hospital. Vai visitá-la depois de terminares a tua missão e
escolhe sempre a resposta romântica.- Nas conversas que mantenhas com ela após o seu recobro, escolhe sempre a resposta heróica.
- Quando ela cair na Citadel oferece-lhe palavras de conforto.
- Um detalhe: compra-lhe algo nas máquinas que estão dispersas por Citadel ou no Hospital.
- Faz-lhe uma visita durante a tua viajem até Citadel, após a missão em Palaven e depois das missões em Tuchanka.
Se iniciaste uma relação em Mass Effect 2 com outra pessoa, nada
como te desculpares e reafirmares as tuas intenções com a Ashley.- Quando chegar o momento, ela vai marcar um encontro contigo no "Presidium Commons" e... deixa o amor fluir!
LIARA T'SONI (Shepard masculino e feminino)
- Pré-Requisito: nenhum.
Se já tiveste uma relação com Liara em Mass Effect 1, haverá uma ou
outra alteração nos diálogos, basicamente conseguirás ter uma relação
com ela dê por onde der!- Vai falar com a Liara a sua
casa após as missões. Quando completares Priority: Citadel 2 fala com
ela em "Presidium Commons" antes de terminares as missões de Tuchanka.
Dá uma vista de olhos ao teu terminal pessoal regularmente e fala
com ela o suficiente para que ela te queria falar sobre um projeto
especial. Convida-a para os teus aposentos e responde-lhe sempre
gentilmente, mostrando que queres ser mais do que um simples amigo.
Mais tarde, ela irá te enviar um email pedindo-te para se
encontrarem em Citadel. Se cumpriste todos os Pré-Requisitos, poderás
agora começar uma relação séria.- Antes de iniciares a missão "Priority: Cerberus Headquarters " podes ver uma cena cinemática com a Liara como protagonista.
- Durante a missão "Priority: Earth 2" fala com ela antes de Anderson e terás acesso a uma cena mais romântica.
- Fala também com ela depois de visitar o seu planeta natal.
TALI'ZORAH (só Shepard masculino)
Pré-Requisito: Tali ter sobrevivido aos eventos de Mass Effect 2;
teres iniciado uma relação com ela no segundo capítulo da saga.
Tali vai aparecer durante o teu encontro diplomático com os
Quarians. Neste ponto tens a oportunidade de confirmar os vossos
interesses em comum e teres uma oportunidade.- Vai falar
com Tali sempre que terminares uma missão. Vais ter hipótese de teres
uma conversa mais intimista com ela na missão em que visitas o seu
planeta natal. - Ao longo da missão em Rannoch, ela vai te
perguntar se pode conhecer o sitio onde estás alojado, de modo que sê
gentil e convida-a com todo o prazer! - Depois de
"Priority: Cerberus Headquarters" tens a hipótese de falar com ela na
zona de descanso de "Normandy" e descobrir como ela é quando bebe.
Convida-a para ir até ao local onde estás alojado antes de
completares a missão em Rannoch, ou perdes a oportunidade e não terás
qualquer hipótese.- Fala com ela em "Normandy" depois da missão em Rannoch, e vais ter uma pequena surpresa.
MIRANDA LAWSON (só Shepard masculino)
- Pré-Requisito: a personagem tem de ter sobrevivido em Mass Effect 2 e tens de ter iniciado uma relação com ela.
Esta personagem virá falar contigo depois das missões em Marte e no
seu planeta natal, e aceitará encontrar-se contigo em "Citadel". Fala
também com ela em "Normandy".- Depois de completares a
missão "Priority: Citadel 2", Miranda entrará em contacto contigo e te
pedirá para ires ter com ela no seu apartamento em "Presidium Commons".
Se tiveres sido sempre amável com ela, tudo isto poderá desencadear uma
relação séria. - SPOILER: Teres uma relação com Miranda, fará com que sobreviva a "Priority: Cerberus Headquarters".
JACK (só Shepard masculino)
- Pré-Requisito: Jack tem de ter sobrevivido aos acontecimentos de Mass Effect 2 e tens de ter iniciado uma relação com ela.
- Fala com a Dr. Traynor na "Normandy" que te irá indicar a missão em "Grissom Academy", onde poderás falar com Jack.
Ao longo da missão escolhe todas as respostas "boas". Quando
terminares, pressiona o botão direito durante a QTE em que os estudantes
estão a celebrar.- Depois desta missão, Jack vai te
convidar para se encontrarem em "Citadel". Vai ter com ela para falarem
do vosso passado e escolhe todas as respostas gentis (ou diz-lhe que
ainda a desejas) e conseguirás uma relação séria. - Não existirão mais cenas com Jack.
STEVE CORTEZ (só Shepard masculino)
- Pré-Requisito: nenhum.
Fala com ele quando subir a bordo da "Normandy" pela primeira vez, e
no final de cada missão. Sugere-lhe que lhe faria bem descansar um
pouco em "Citadel".- Fala com ele em "Citadel" e no campo
de refugiados, quando estiver disponível, de forma a manterem uma
conversa mais intimista. - Se te comportaste de forma
suficientemente gentil, Cortez irá te enviar um email onde te pede que
se encontrem no "Purgatory Bar", o pub de "Citadel". Fala com ele para
iniciarem uma relação séria. - SPOILER: Ao teres uma relação com ele, sobreviverá mais algum tempo em "Priority: Earth 1".
DIANA ALLERS (só Shepard masculino)
- Pré-Requisito: nenhum.
Vais te encontrar com Diana durante a tua primeira visita a
"Citadel". Está na zona de aterragem da "Normandy", na sala de
passageiros. Fala com ela, sê amável e conviada-a para embarcar.- A partir daqui, visita-a no final de cada missão, até que consigas estabelecer uma certa intimidade com ela.
Quando se tiver revelado um interesse mútuo, após a missão Priority:
Citadel 2, ela vai te convidar para uma entrevista privada nos seus
aposentos. Podes escolher iniciar uma relação séria com ela ou recuar no
último minuto por causa do seu trabalho.
GARRUS (só Shepard feminino)
Pré-Requisito: Garrus terá de ter sobrevivido aos acontecimentos de
Mass Effect 2 e terás ainda de ter iniciado uma relação com ele.
No final da missão em Palaven, Garrus passará a fazer parte da
equipa. Fala com ele para lhe mostrares o teu interesse. Lembra-te de
que podes estar já envolvido noutra relação.- Fala com
ele na "Normandy" e na "Citadel" sempre que possas. Vais receber um
email dele, de forma que está atento ao teu terminal. -
Quando terminares a missão Priority: Tuchanka 2, podes falar com Garrus
na cabina do piloto de forma a acender a chama. Continua a falar com ele
para o conquistares. - Quando o nível de afinidade for
suficientemente alto, Garrus vais marcar um encontro contigo na
"Citadel", e começarão uma relação séria.
KAIDAN ALENKO (Shepard feminino e masculino)
- Pré-Requisito: ter sobrevivido aos acontecimentos de Mass Effect 1.
No final de Priority: Mars, Kaiden estará no Memorial Hospital em
recuperação. Visita-o no final de cada missão com palavras de apoio e
sempre amável nas tuas respostas. Faz o mesmo durante o primeiro diálogo
após ter sido ferido.- Compra-lhe um garrafa de Whiskey peruano TM-88 na loja do hospital: será uma excelente forma de o cortejares.
Visita-o depois da tua primeira viagem até "Citadel", após a missão
em Palaven e ainda quando terminares a tua missão em Tuchanka.- Se ao longo de Mass Effect 2 mantiveste outra relação, terás de a dar por terminada e reafirmar o teu interesse nele.
Quando se encontrar contigo, vai marcar um encontro em "Presidium
Commons". Se quiseres, pressiona-o um pouco para iniciar uma relação
séria.
SAMANTHA TRAYNOR (só Shepard feminino)
- Pré-Requisito: nenhum.
- Da mesma forma que com Cortez, Traynor aparecerá mal ponhas os pés na "Normandy" e estará sempre ao lado do mapa da Galaxy.
Fala com ela depois de cada missão para conseguires aumentar o seu
interesse. Sê amável e no final de Priority: Citadel 2 ela mencionará o
seu interesse pelo xadrez, de forma que aproveita a deixa e deixa
brilhar o Bobby Fischer que há dentro de ti!- Quando
Traynor aceitar finalmente que se encontrem na sua casa, convida-a para
um duche contigo. A vossa relação a partir daqui será oficial.