Bem vindos ao segundo Tutorial sobre o EXCEL sintam-se avontades galera do Gold Pixel!
Vamos conhecer o ambiente do programa Excel.
Na parte superior encontramos a BARRA DE MENUS, que nos dá acesso a todos os comandos do programa.
Excel - barra de menus
Ao acionar o menu exibir, encontramos a opção “BARRAS DE FERRAMENTAS”.
Excel - barras de ferramentas
Nas BARRAS DE FERRAMENTAS, encontramos os mesmos comandos da barra de menus, porém, agrupados por tipo de tarefa e em forma de botões. Assim, nosso trabalho se torna mais rápido e fácil. Para trabalharmos com gráficos, por exemplo, podemos acionar a barra de ferramentas “gráfico”, pois ela reúne todos os comandos necessários para esse tipo de trabalho.
Excel - barra de ferramentas "Gráfico"
Quando abrimos o programa, normalmente as três barras mais usadas já estão acionadas, que são as barras padrão, formatação e desenho. As duas primeiras estão localizadas no topo e a última na parte inferior do programa.
Excel - barras Formatação, Padrão e Desenho
Também no menu exibir, encontramos o PAINEL DE TAREFAS. O painel de tarefas, que não estava disponível nas primeiras versões do Excel, é uma janela com algumas ferramentas que estão sempre visíveis e podem ser acessadas rapidamente. Nele encontramos: opções para se iniciar um novo trabalho; os objetos que foram copiados e colados recentemente; ferramentas de busca; opções para a inserção de figuras.
Excel - painel de tarefas
Voltando ao menu exibir, podemos observar as opções BARRA DE FÓRMULAS e BARRA DE STATUS.
Excel - menu Exibir
A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.
Excel - barra de fórmulas
A BARRA DE STATUS monitora o uso da planilha. Ela exibe informações sobre as ações que estão sendo executadas e calcula a soma de valores selecionados.
Excel - barra de status
Por último temos as PLANILHAS, ou seja, o local onde colocaremos os dados.
Excel - planilhas
As planilhas são compostas de linhas, colunas e CÉLULAS. Cada célula armazena 1 dado e possui uma REFERÊNCIA, que é a sua localização a partir dos cabeçalhos de linha e coluna.
Excel - célula e referência
Vamos conhecer o ambiente do programa Excel.
Na parte superior encontramos a BARRA DE MENUS, que nos dá acesso a todos os comandos do programa.
Excel - barra de menus
Ao acionar o menu exibir, encontramos a opção “BARRAS DE FERRAMENTAS”.
Excel - barras de ferramentas
Nas BARRAS DE FERRAMENTAS, encontramos os mesmos comandos da barra de menus, porém, agrupados por tipo de tarefa e em forma de botões. Assim, nosso trabalho se torna mais rápido e fácil. Para trabalharmos com gráficos, por exemplo, podemos acionar a barra de ferramentas “gráfico”, pois ela reúne todos os comandos necessários para esse tipo de trabalho.
Excel - barra de ferramentas "Gráfico"
Quando abrimos o programa, normalmente as três barras mais usadas já estão acionadas, que são as barras padrão, formatação e desenho. As duas primeiras estão localizadas no topo e a última na parte inferior do programa.
Excel - barras Formatação, Padrão e Desenho
Também no menu exibir, encontramos o PAINEL DE TAREFAS. O painel de tarefas, que não estava disponível nas primeiras versões do Excel, é uma janela com algumas ferramentas que estão sempre visíveis e podem ser acessadas rapidamente. Nele encontramos: opções para se iniciar um novo trabalho; os objetos que foram copiados e colados recentemente; ferramentas de busca; opções para a inserção de figuras.
Excel - painel de tarefas
Voltando ao menu exibir, podemos observar as opções BARRA DE FÓRMULAS e BARRA DE STATUS.
Excel - menu Exibir
A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.
Excel - barra de fórmulas
A BARRA DE STATUS monitora o uso da planilha. Ela exibe informações sobre as ações que estão sendo executadas e calcula a soma de valores selecionados.
Excel - barra de status
Por último temos as PLANILHAS, ou seja, o local onde colocaremos os dados.
Excel - planilhas
As planilhas são compostas de linhas, colunas e CÉLULAS. Cada célula armazena 1 dado e possui uma REFERÊNCIA, que é a sua localização a partir dos cabeçalhos de linha e coluna.
Excel - célula e referência
Bom, isso é um pouco oque eu sei. Fiz isso no word e repassei para um fórum antigo, agora estou passando para cá.