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WWE Smackdown vs. Raw 2011

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1WWE Smackdown vs. Raw 2011 Empty WWE Smackdown vs. Raw 2011 Seg Nov 12, 2012 5:56 pm

T-Lord

T-Lord
Fundador
Fundador

Desenvolvedora: Yuke's Company of America
Distribuidora: THQ
Data de Lançamento: 26 de Outubro de 2010


Visual: Nota 60
Jogabilidade: Nota 58
Áudio: Nota 75
Diversão: Nota 65

Nota Final: 63


Elenco empolga, mas franquia precisa aposentar antigas manias

Ano
após ano, as franquias baseadas no mundo dos esportes tentam
desesperadamente encontrar formas de se renovar e atrair novos
jogadores, indo muito além das simples reformulações de elenco e da
atualização dos dados — muitas vezes liberadas sob a forma de DLCs.

Para
a versão 2011 de WWE SmackDown vs. Raw, a desenvolvedora Yuke’s Media
Creation prometeu melhorias cruciais, tais como uma reconstrução
completa na implementação da física do jogo e na campanha, que agora
mescla todos os tipos de luta em uma única interface, adequando-as
dinamicamente aos calendários dos campeonatos virtuais.

No
entanto, apesar de muitas das novidades que descreveremos adiante,
nota-se de imediato que áreas importantes — como a própria jogabilidade e
os gráficos, já muito defasados em relação às franquias competidoras —
ficaram de lado. O fato é preocupante, pois afastas facilmente os
novatos no gênero. Vamos à análise.





Aprovado

No ritmo WWE

Os
fãs ficarão alegres logo ao iniciarem o game, se deparando com opções
para todos os gostos e com a apresentação clássica da modalidade —
regada por vídeos, efeitos pirotécnicos e um elenco completíssimo. Entre
os atletas de destaque estão: Undertaker, Dolph Ziggler, Cody Rhodes,
Rey Mysterio, Big Show e Beth Phoenix (sim, as mulheres também têm vez).

Cada
um deles chega aos ringues com suas respectivas músicas, apresentações
de plano de fundo e movimentos distintos. Alguns favorecem agarrões
livres no meio do ar, enquanto outros preferem chaves seguras em solo,
que sejam capazes de detonar os oponentes. O jeito é pesquisar e adotar a
melhor estratégia para o personagem selecionado.

Moldado de acordo com a vontade do jogador

Não
há como negar: WWE SmackDown vs. Raw é um verdadeiro banquete para
aqueles que se interessam pelo universo WWE e por opções de
personalização. Em primeiro lugar, há o modo de ajustes e criação de
partidas, que garante a livre edição das regras e ambientes.

Os
preocupados em subir no mundo WWE podem criar atletas “do zero”,
atribuindo aos moldes virtuais pontos de habilidade, conjuntos
pré-fabricados de golpes e todo tipo de adereços visuais (alguns são
destravados conforme há progresso no game).



Mais legal
ainda é saber que até mesmo a apresentação dos atletas pode ser editada.
WWE SmackDown vs. Raw 2011 traz extensas ferramentas de criação de
conteúdo, permitindo a gravação de canções de entrada, vídeos (ainda que
dentro dos limites pré-estabelecidos) ou ainda a estruturação de
narrativas paralelas para os lutadores fictícios, que mais tarde são
compartilhadas online. Basta ter criatividade!

Uma baderna na tela

Por
mais frustrante que seja o conjunto das lutas, não há como negar que
WWE SmackDown vs. Raw 2011 consegue divertir em certos momentos,
principalmente em lutas acompanhadas por colegas que estejam ao seu
lado. Ringues ocupados por quatro jogadores reais transformam-se
rapidamente em um verdadeiro caos, seguido de barrigadas e chaves de
perna.

Ao desferir os golpes mais esdrúxulos ou ver erros
grotescos, você disparará boas gargalhadas, enquanto os pesos-pesados
parecem não ter nem ideia do que estão fazendo.

Há ainda os
movimentos especiais, que saciam o apetite dos jogadores (ainda mais
depois de tanto sofrimento para acertar os golpes, em vista das falhas
na detecção de colisões, que descreveremos na seção de aspectos
negativos). Tudo fica ainda melhor quando participam das lutas as
cadeiras, mesas, escadas, marretas e outras armas espalhadas pelos
cenários.




Reprovado

Campanha nada empolgante

A
Yuke’s Media Creations decidiu que o formato tradicional da campanha
não satisfazia os interesses da franquia e decidiu compor algo novo para
este ano. No lugar das partidas de exibição e dos torneios, entra a
modalidade WWE Universe.

Ela funde todos os tipos de duelos
através de um sistema dinâmico de lutas, que contabiliza praticamente
tudo o que o jogador faz e gerencia automaticamente o andamento das
rodadas dos campeonatos oficiais. O mais interessante é que o jogador
tem liberdade total para selecionar os lutadores e oponentes, ou
simplesmente simular cada confronto, pulando eventos indesejados.

A
ideia parece boa na teoria, não é mesmo? Infelizmente, as cenas
animadas não empolgam e os jogadores se veem presos a uma infinita
sucessão de partidas de exibição, que têm como principal objetivo
destravar mais conteúdo dentro do jogo — a exemplo de arenas e roupas
para os personagens.

Em um âmbito geral, a impressão que fica é a
de que a campanha se tornou um mero gerenciador de disputas, sofrendo
com uma apresentação fraca e poucos elementos que motivem os
participantes. Neste sentido, o modo Road to Wrestlemania, ainda que
dotado de uma estrutura fechada, consegue divertir muito mais.

A estrada para o inferno

O
modo Road to Wrestlemania atua como o grande destaque do jogo. Nele, há
cinco opções de personagens e histórias a serem seguidos, através de
uma espécie de mini RPG — com direito a gerenciamento de atributos,
diálogos e muito mais, enquanto os jogadores percorrem os bastidores do
esporte em busca de brigas ou de fenômenos sobrenaturais (que alguns
descreveram como provenientes do uso de substâncias alucinógenas).



Mais
uma vez, o conceito é interessante, mas a execução é simplesmente
terrível. Em primeiro lugar, a repetição é fator constante no
desenvolvimento das partidas, uma vez que os jogadores percorrerão
sempre o mesmo corredor e as mesmas salas entre as lutas, tendo por
objetivo apenas elevar alguns atributos do lutador escolhido.

As
histórias são exageradas e têm potencial para divertir, mas as animações
e os diálogos simplesmente aniquilam qualquer energia remanescente em
Road to Wrestlemania. As falas não têm sincronia com os lábios dos
participantes e o ritmo do conjunto atua praticamente como um sonífero
sobre os interessados.

Pior ainda é ter que aturar uma das piores
câmeras de terceira pessoa já vistas na história dos games, em que o
astro ou as paredes cobrem metade da tela, exacerbando os maiores
problemas gráficos.

Jogabilidade problemática

Houve
um enorme esforço em melhorar as ferramentas de criação de partidas,
mas infelizmente o restante do jogo parece ter sido esquecido. A
jogabilidade é a mais afetada, sofrendo com movimentos duros que não
obedecem ao comando dos jogadores durante boa parte do tempo. Acredite:
mirar um soco é difícil.



A detecção do impacto dos golpes
também é incrivelmente falha. Dizemos isso porque nada consegue
paralisar as animações em andamento, nem mesmo “cadeiradas” na cabeça.
Se o seu oponente estiver no meio de um golpe, esqueça-o, pois nada o
impedirá. Além do que foi citado acima, ainda vimos corpos se
atravessando, cordas que não seguram a cabeça dos lutadores e outras
falhas graves.

Visões da geração passada

Os
personagens carregam semelhanças com os lutadores reais, tendo uma boa
contagem poligonal. Uma pena que o restante da imagem não tenha seguido
pela mesma linha. As texturas são todas borradas e de baixa qualidade,
quase similares às encontradas em consoles da geração passada.

A
iluminação é chapada e não dá destaque a nenhum elemento da tela. Já as
apresentações em vídeo foram comprimidas com a tecnologia Bink. Jogos
como Final Fantasy XIII (para Xbox 360) já nos mostraram que o resultado
não é agradável, apresentando inúmeras imperfeições e artefatos.

Retomando
os personagens, não podemos deixar de lado a questão das animações,
principalmente fora dos ringues. Pelos corredores, os lutadores correm
com as pernas abertas, como se estivessem com as virilhas assadas.
Durante os diálogos, olhos estatelados conseguem chamar mais a atenção
do jogador do que a falta de movimentos adequados para os lábios.

Problemas online

Poucas
foram as partidas online bem-sucedidas em nossos testes. A maioria das
tentativas de conexão foi recusada, enquanto a porção remanescente
sofreu com quantidades consideráveis de atraso — deteriorando a já
frágil jogabilidade, em vista de tudo o que foi mencionado até aqui.





Os
interessados em cópias usadas do game devem ficar atentos ao fato de
que há a necessidade da compra de um novo código online, uma vez que
somente um console pode ser ativado por vez



Vale a pena?
Poucos
elogios e muitas decepções. WWE SmackDown vs. Raw mostra que a base da
franquia está desatualizada e carece de melhorias urgentes. Nem os
lutadores nem a apresentação exagerada são capazes de compensar o
desequilíbrio observado nos novos formatos de campanha, na narrativa e
nos gráficos.

Em termos de jogabilidade, a versão 2011 permaneceu
praticamente inalterada em relação às anteriores (ainda que um novo
sistema de programação da física tenha sido implementado no game), o que
significa que antigos problemas continuarão assombrando os fãs da
franquia.

Sintetizando, WWE: SmackDown vs. Raw 2011 merece
reconhecimento pelas opções dadas aos jogadores, mas precisa melhorar
muito para se manter competitivo e atrair os jogadores que já tiveram um
contato com as edições anteriores da franquia. A compra só pode ser
recomendada para quem realmente é muito fã da modalidade.

https://goldpixel.forumeiro.com

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